top of page

Em breve, outras notícias do LEV.  

                                            Acompanhe-nos também no Facebook

  • Facebook Social Icon

Geada no Parque Nacional de Itatiaia

June 06, 2019

Equipe do LEV em mais um dia de pesquisas no Parque Nacional de Itatiaia em função dos projetos da Mestrada Helena Roland e da Doutoranda Bianca Zorger

Hidráulica da Mata Atlântica

April 18, 2019

Qual o grau de vulnerabilidade das plantas da Mata Atlântica à seca? Responder à esta pergunta é o foco do trabalho da doutoranda Bianca Zorger em mais um trabalho de campo com Helena Roland, Yan Moraes e Prof. Bruno Rosado.

Filosfera

April 10, 2019

Colocando em prática o artigo "Phyllo trait Manifesto" (https://nph.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/nph.15235) na tese de doutorado de Lidiane Almeida - integrante sênior do LEV, há sete anos orientada pelo Prof. Bruno Rosado desde a Iniciação Científica.

Guia Funcional das Plantas do Campo de Altitude - Parque Nacional de Itatiaia

June 10, 2019

Acaba de sair no BOLETIM DE PESQUISA DO PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA Nº 30/2019 (http://www.icmbio.gov.br/parnaitat…/boletim-de-pesquisa.html), o Guia Funcional das Plantas dos Campos de Altitude que é fruto da tese de doutorado da Dra Ilaíne Matos

O guia de bolso está na forma de cartas e é um dos apêndices do documento de divulgação intitulado “COMO AS PLANTAS DOS CAMPOS DE ALTITUDE ENFRENTAM A SECA? DESVENDANDO A IMPORTÂNCIA DA DIVERSIDADE FUNCIONAL E DOS EVENTOS DE NEBLINA” sobre a pesquisa que realizamos no Parque.

Curso de Ecologia Funcional na Amazônia

December 19, 2016

Entre os dias 13 e 17 de Dezembro os Professores Bruno Rosado e André T. C. Dias, com o auxílio da mestranda do LEV Lidi Almeida, ministraram o 1º Curso de Ecologia Funcional na Floresta Nacional dos Tapajós, Pará. O curso, parte do Projeto PEER-USAID, foi ministrado para alunos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e contou com a excelente colaboração dos Professores José Mauro Moura e Michela Figueira da UFOPA

LEV marca presença na Conferência da Rufford Foundation

February 01, 2017

A Rufford Foundation é uma instituição do Reino Unido que financia projetos de conservação da natureza em mais de 155 países não desenvolvidos. Desde 2012 a fundação organiza conferências ao redor do mundo com o propósito de aproximar os pesquisadores financiados pela instituição, minimizando o isolamento dos trabalhos e proporcionando um fórum para discutir ideias, problemas e questões de pesquisa e conservação. Pela primeira vez o evento foi sediado no Brasil, na cidade de Recife, entre os dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro de 2017. O evento contou com a participação de 22 pesquisadores brasileiros financiados pela Rufford, além de professores, gestores ambientais e ONG’s conservacionistas. Os participantes proferiram palestras apresentando os principais resultados obtidos em seus projetos de pesquisa, bem como tiveram o privilégio de conhecer os recifes de corais e os manguezais da APA Costa dos Corais, a maior APA marinha do Brasil. O Laboratório de Ecologia Vegetal da UERJ marcou sua presença na conferência, através da doutoranda Ilaíne Matos, que apresentou uma palestra sobre a “Vulnerabilidade dos Campos de Altitude às mudanças climáticas”. Para mais informações sobre esse projeto de doutorado acesse: http://www.rufford.org/projects/ilaine_matos.

Congelando em Itatiaia

June 28, 2016

No final de semana entre 24 e 27 de Junho integrantes do LEV estiveram em Itatiaia para fazer coletas referentes a tese da doutoranda Ilaíne Matos sobre Vulnerabilidade de comunidades Vegetais às mudanças climáticas. A equipe composta pela doutoranda e pelos estagiários Ágata GabrielYan Cézar Moraes e pelo Prof. Bruno Rosado realizou medidas de características funcionais de plantas relacionadas ao uso de água. Algumas delas realizadas em uma fria madrugada de zero grau. Cobertas de gelo na madrugada seguinte onde a temperatura chegou a -9 graus celsius, as plantas de campo de altitude lidam com uma ampla variação de condições para sobreviver. Confira!lo atraente...

De Itatiaia até o Chile

A doutoranda Ilaíne Silveira Matos, que desenvolve sua tese sobre "Vulnerabilidade de comunidades vegetais às mudanças climáticas" no Parque Nacional do Itatiaia, RJ, esteve entre os alunos selecionados para participar do International Course on Plant Ecophysiology in a Warmer & Drier World que ocorreu no Parque Katalapi, Pichiquillaipe, Chile em Janeiro de 2016. O curso de nove dias teve como foco respostas funcionais das plantas, eventos extremos, facilitação e modelagem e distribuição da diversidade funcional. 

Exclusão de chuva

9 de Dezembro de 2015. Como fruto da parceria entre os Laboratórios de Ecologia Vegetal da UFRJ e da UERJ foi instalado, nessa semana, o primeiro abrigo de exclusão de chuva em Campos de Altitude do Brasil! Com o uso dessas estruturas é possível avaliar a resistência/ resiliência da vegetação a episódios de seca com diferentes intensidades, periodicidades e extremidades. O abrigo foi instalado no Parque Nacional de Itatiaia a mais de 2.400 metros de altitude e já está interceptando as chuvas frequentes nesse início de verão. Curioso para saber como as plantas dos campos de altitude responderão a uma menor disponibilidade de água no solo? Aguarde as cenas dos próximos capítulos...

 

Foto da equipe dos LEVs: Ilaíne Silveira Matos (doutoranda PPGEE, UERJ), Nuria Pistón Caballero (pós-doc, UFRJ), Prof. André Dias (UERJ), Prof. Eduardo Arcoverde de Mattos (UFRJ) e Prof. Bruno Rosado (UERJ)

Experimentos funcionais para a graduação

28 de Setembro de 2015: A Casa de vegetação do LEV foi inagurada com experimentos da disciplina Ecologia Vegetal, ministrada pelos Professores Bruno e André. Os alunos elaboraram experimentos que mesclam as temáticas de coexistência, competição, intra e interespecífica, características funcionais (massa da semente) e efeito da disponibilidade de nutrientes sobre taxas de crescimento.

Abertura dos estômatos

25 de Setembro de 2015. Com financiamento do projeto "Epiphyllic communities at tropical forests: causes and consequences for leaf functioning at different scales - PEER / USAID; NAS: PGA-2000003440" (coordenado pelo Prof. Bruno Rosado) o porômetro (equipamento que mede a condutância estomática das plantas) é a mais nova aquisição do LEV. O porômetro foi inaugurado durante trabalho de campo da disciplina Ecologia Teoria e Prática e utilizado pelos alunos de graduação no desenvolvimento de seus projetos.

Casa de Vegetação

12 de Agosto de 2015. Com financiamento do projeto "Epiphyllic communities at tropical forests: causes and consequences for leaf functioning at different scales - PEER / USAID; NAS: PGA-2000003440" (coordenado pelo Prof. Bruno Rosado), foi concluída a construção da Casa de Vegetação do LEV. Nela serão realizados experimentos e algumas aulas práticas da disciplina Ecologia Vegetal 

Epífilas na Amazônia

01 de Agosto de 2015. O projeto "Epiphyllic communities at tropical forests: causes and consequences for leaf functioning at different scales - PEER / USAID" (coordenado pelo Prof. Bruno Rosado) tem como objetivo avaliar como características funcionais de folhas afetam a colonização de epífilas (bactérias, líquens, briófitas e etc) e de que maneira esta colonização afeta o funcionamento foliar e o incremento de biomassa em árvores da Amazônia. Na foto, trabalho de campo realizado em Julho, na Floresta Nacional dos Tapajós (Pará) por Lidiane Almeida (UERJ), Mauro Brum (Unicamp), Siliva Barrera (ESALQ - USP) e Julio Fornazier (ESALQ - USP).

Decompondo

23 de Julho de 2015. Sara Petrocchi (aluna de mestrado orientada pelo Prof. André Dias e coorientada pelo Prof. Bruno Rosado) está avaliando a importância relativa dos diferentes descritores do efeito da composição funcional para os processos ecossistêmicos. Adicionalmente busca determinar quais características funcionais direcionam o processo da decomposição de folhiço, sob diferentes cenários de disponibilidade de água. Nas fotos a condução do experimento piloto.

Status hídrico das plantas

22 de Julho de 2015. A câmara de pressão, ou bomba de scholander, é um equipamento portátil que permite estimar o potencial hídrico foliar e avaliar o status hídrico das plantas. Essa característica funcional que auxilia na identificação das respostas das plantas à seca será utilizada nas teses de doutorado de Ilaíne Matos, Thiago Amorim e Lucas Lopes. Saiba mais sobre o foco da tese de cada um deles no site do LEV. Na foto, Lucas Lopes e o Prof. Bruno inauguram as medidas foliares do novo equipamento do LEV.

Lianas no topo

18 de Junho de 2015.  Thiago Amorim (doutorando em Ecologia e Evolução pela UERJ orientado pelo Prof. Bruno Rosado), desenvolve o projeto de tese "O gradiente ambiental gerado pela variação altitudinal promove variação nos atributos funcionais ligados ao uso de água em lianas neotropicais?". Thiago finalizou o levantamento fitossociológico de 10 parcelas distribuídas em diferentes altitudes na Ilha Grande (RJ). Com base nessa avaliação inicia-se a próxima etapa do estudo: análises filogenéticas e funcionais das lianas. Na foto, a chegada ao topo da Ilha Grande (Pico do Papagaio) após a conclusão do trabalho na parcela de maior altitude. 

Vulnerabilidade de comunidades vegetais às mudanças climáticas

14 de Abril de 2015. Ilaíne Silveira Matos (doutoranda em Ecologia e Evolução pela UERJ orientada pelo Prof. Bruno Rosado), iniciou seu trabalho de campo no Parque Nacional do Itatiaia (RJ). O projeto visa avaliar como as fontes alternativas de água, como a neblina; as interações positivas entre as plantas, via redistribuição hidráulica; e a diversidade funcional das comunidades influenciam na resistência/resiliência da vegetação à eventos extremos de seca. Projeto "Vulnerabilidade de comunidades vegetais às mudanças climáticas: o papel das interações positivas, das vias alternativas de uso da água e da diversidade funcional na resposta à seca"

Iniciação Científica Sem Fronteiras

Abril 2015.  Dario Caminha Paiva (aluno de Iniciação do LEV orientado pelo Prof. Bruno) e atualmente na State University of New York at Oswego (EUA) através do Programa Ciências Sem Fronteiras, apresentou seu trabalho de iniciação científica desenvolvido na  Ilha Grande (RJ) durante a First Annual Undergraduate Research Conference.

Ecologia Funcional em Itatiaia

Março 2015 - O Laboratório de Ecologia Vegetal da UERJ, em parceria com o Laboratório de Ecologia Vegetal da UFRJ, recebeu a visita dos Professores Hans Cornelissen, Matty Berg e Francesco de Bello, especialistas na área de Ecologia Funcional. 


Foto: trabalho de campo no Parque Nacional de Itatiaia (RJ). Da esquerda para a direita: Prof. André Dias (UERJ), Prof. Eduardo Arcoverde de Mattos (UFRJ), Prof. Matty Berg, Prof. Bruno Rosado (UERJ), Prof. Francesco de Bello,  Ilaíne Matos (aluna doutorado UERJ), Mayara Assis (aluna mestrado UFRJ), Prof. Hans Cornelissen e Sara Petrocchi (aluna mestrado UFRJ)

XXXII Jornada Fluminense de Botânica

Setembro 2013 - Realização da XXXII Jornada Fluminense de Botânica. Na programação, palestra do Prof. Bruno Rosado sobre diversidade funcional e filogenética. 

1 / 1

Please reload

bottom of page